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Como você tem atendido seus clientes? Descubra como isso pode afetar o desempenho do seu negócio.

Mesmo com toda expansão da internet mundo a fora, o telefone ainda continua sendo o maior meio de comunicação entre seu cliente e sua empresa.

Uma pesquisa aponta que 76,3% dos consumidores utilizam como fonte principal de comunicação o bom e velho “Telefone”.  (Fonte: Mundo do Marketing)

E a pergunta que fica é a seguinte:

  • Porque os pequenos e médios empresários não dão tanta atenção para este canal de comunicação?
  • Porque na maioria das vezes o sistema é antigo e fora dos padrões tecnológicos da atualidade?
  • Porque muitas vezes o investimento em marketing é superior aos investimentos em tecnologia de ponta em comunicação?

A resposta pode ser mais simples do que podemos imaginar, o pequeno e médio empresário está mais preocupado em conquistar novos clientes do que como irá atendê-los.

E o grande engano é acreditar que o atendimento ao cliente só se inicia depois de conquista-lo mais a grande verdade que você só conquista quando atende bem.

Afinal a primeira impressão é a que fica!

Mais vamos ao que interessa, quantas vezes o telefone da sua empresa toca durante o mês?

Certamente esse número varia de acordo com o tamanho da sua empresa, com o seu ramo e como seu funcionamento. Mas, você já parou para pensar que isso influencia diretamente no seu faturamento?

Um pequeno comércio, por exemplo, pode receber, aproximadamente, 20 ligações por dia. No final do mês, contando apenas os dias úteis, temos 440 ligações por mês.

E separarmos para analisar quantas dessas ligações são perdidas pelos seguintes motivos:

              a)     Demora no Atendimento

              b)    Atendimento Inadequado

              c)     Equipamento Mal Dimensionado

              d)    Número estar ocupado

E quando você não atende suas ligações o que acontece? Seu concorrente atende!

Vivemos em mundo tão dinâmico que não queremos mais esperar para nada, e o seu cliente potencial também não espera.

Digamos que você não conseguiu atender 10% de suas ligações, o que dá, mensalmente 44 ligações perdidas. Quanto sua empresa faturaria se pudesse atender todas essas ligações? De que forma seu faturamento tem sido afetado por isso?

Como isso iria ajudar a sua empresa a crescer e atender melhor seus clientes

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